NAÇÕES INDÍGENAS QUE VISITARÃO JEQUITINHONHA

12-04-2011 16:26

 Aranã  A sua grande dificuldade hoje é o longo processo de dispersão e mestiçagem, o que dificulta sua articulação na luta pelo território.

Maxakali  A economia de suas aldeias se baseiam na organização de roças familiares, artesanato, caça e pesca, e são beneficiados por programas sociais governamentais (bolsa-família, aposentadoria, pensão, etc.).

Mucuriñ Esse povo luta pelo seu reconhecimento pelos órgãos oficiais, pelo direito a um atendimento médico e educacional apropriado e pela ampliação da área de 19 alqueires em que vivem.

Krenak: Falam a língua borun. Os Borun, como eles se autodenominam, tem em sua cultura lugar especial para as mulheres mais velhas. Os Krenak negociam com os responsáveis pela construção de mais duas hidrelétricas em seu território, o que o diminuirá sensivelmente.

Pataxó: Vários fatos são marcantes na historia Pataxó no marco desses duzentos anos de resistência. A reivindicação principal  hoje do Conselho dos Caciques Pataxó é a devolução da área do Monte Pascoal.

Pankararu Sua luta principal é pela regularização de seu território e implantação de um projeto de Permacultura, que inclui uma grande preocupação com a saúde e com a recuperação da arquitetura étnica.

Fonte:  Chaves Soares, Geralda, Na Trilha Guerreira dos Borun Instituto Metodista Isabela Hendrix, Belo Horizonte, 2010